aprenda com

Maria Zenete da Silva Lino

66
 anos
RJ, Maré

Pra pagar os estudos, costurava roupas para as pessoas na cidade. Já fez até vestido de noiva. Está aqui pra compartilhar todo o aprendizado com você.

Foi no interior de Pernambuco que ela começou a costurar. Com 12/ 13 anos, encantada olhando a mãe fazer peças para vender ainda na máquina de pedal, Maria Zenete costurou pela primeira vez uma bermuda para o irmão. Aos 15, decidiu que ia continuar estudando e foi aí que a costura começou a ter um papel importante na sua vida. Para pagar os estudos, ela costurava roupas para as pessoas na cidade.

Depois disso, a costura nunca saiu da sua vida. Quando casada, ainda na roça, o marido saia pra pescar e ela ficava em casa, envolvida com as linhas e tecidos. Decidiram vir para o Rio de Janeiro, tiveram 4 filhos, muitos netos e a costura nunca a abandonou. Os olhos são tão treinados que as mãos nem tiram as medidas. E assim já fez até vestido de noiva com a irmã, também costureira.

Hoje, ela não vende mais as peças, mas ainda faz bolsas, bijuterias e algumas roupas para dar de presente para pessoas especiais. No tempo livre, mesmo tímida, ela está disposta a ensinar o que foi sustento e história de sua família por toda a vida.

Aprenda com 

Maria Zenete da Silva Lino

Artesanato
Costura
Crochê
Culinária
Bordado
Jardinagem
Tricô
Ponto Cruz
Pintura
Patchwork
Reciclagem
Bijuterias
Todos os campos são obrigatórios.

Cadastro enviado com sucesso!

Nossa equipe irá analisar o seu perfil e, em breve, ele estará no nosso site.

Voltar para a home
  Ocorreu um erro ao enviar o formulário. Confira os campos e tente novamente.
narrativa + circuito eletrônico + estampa + carimbo + costura +  fabricação digital + design + marcenaria + bordado + conteúdos digitais + memórias + afetos 💜
Conheça o 60+